Marketplace do Facebook: Saiba como anunciar nesta plataforma

O Marketplace é uma plataforma digital dentro do Facebook no qual os usuários podem comprar, vender e trocar itens com outras pessoas. Mas, além dos tradicionais resultados orgânicos, a plataforma aceita anúncios de empresas. Neste artigo, veja como isto funciona.

O Marketplace do Facebook é uma plataforma desenvolvida pela rede social para que os usuários pessoas físicas possam comprar e vender itens localmente. Com a popularidade da ferramenta e seu crescimento exponencial nos últimos anos, o Facebook adicionou e melhorou recursos, como o processo de checkout.

Além de permitir negócios entre pessoas físicas, o Marketplace oferece oportunidade de negócios B2C, embora este esteja atualmente disponível apenas nos Estados Unidos.

Mas, ainda assim, empresas de todos os ramos e tamanhos podem divulgar seus negócios no Marketplace. Isto acontece porque a plataforma permite anúncios publicitários.

Assim, podemos dizer que a plataforma exibe dois tipos de resultados: orgânicos e patrocinados.

Neste artigo, veremos como você pode anunciar no Marketplace. Confira dicas importantes para realizar bons negócios nesta plataforma do Facebook.

O que é o Facebook Marketplace

O Marketplace surgiu em 2016 como uma alternativa para as negociações de compra e venda realizadas nos grupos do Facebook. Assim, em vez de acessar um grupo para postar alguma oferta, o usuário passaria a publicar seu item para venda em uma área pública, acessível para todos os usuários na rede social.

E isto foi uma mão na roda! Afinal, a plataforma tem diversas categorias que facilitam encontrar os produtos de seu interesse. Além disso, o Marketplace possui outros filtros que ajudam na busca. Você pode, por exemplo, filtrar sua busca por localização geográfica e por faixa de preço.

Os itens publicados no Marketplace aparecem nas buscas orgânicas.

Mas, pensando no tema deste artigo, surge a pergunta: o que são os anúncios do Facebook Marketplace?

O que são os anúncios do Marketplace

Como vimos, o Marketplace é uma plataforma digital no qual os usuários podem comprar, vender e trocar itens com outras pessoas. O processo de compra e venda ocorre entre os usuários, sem interferência do Facebook.

No entanto, não devemos confundir estas transações com os anúncios pagos do Marketplace. Esses anúncios são exibidos para as pessoas que estão acessando o Marketplace no aplicativo do Facebook enquanto procuram por produtos e serviços do seu interesse.

Assim, os anúncios são exibidos juntamente com os itens do Marketplace. Para serem diferenciados, os anúncios são exibidos com o selo Patrocinado.

Este é um lugar excelente para divulgar seus produtos. Afinal, grande parte das pessoas que estão ali têm a intenção de comprar alguma coisa.

Como criar anúncios no Marketplace do Facebook

Para criar um anúncio no Marketplace, você precisa acessar o Gerenciador de Anúncios, a mesma ferramenta utilizada para criar os demais anúncios que aparecem na rede social, no Messenger e no Instagram.

Depois de acessar o Gerenciador, siga os passos abaixo:

  1. Escolha o objetivo do anúncio. Como exemplo, vamos escolher o objetivo Consideração > Tráfego.
  2. Dê um nome para sua campanha.
  3. Defina o Orçamento. Para mais detalhes sobre isso, veja como funcionam as estratégias de lances do Facebook.
  4. Clique em Configurar conta de anúncios.
  5. Depois de definir país, moeda e fuso horário, clique em Continuar.
  6. Escolha o Destino, ou seja, para onde deseja enviar as pessoas que clicarem no seu anúncio.
  7. Segmente seu público-alvo de acordo com local, idade, gênero ou públicos personalizados.
  8. Na parte de Posicionamentos, é recomendável que você utilize os Posicionamentos automáticos. Mas você também pode clicar em Posicionamentos manuais e deixar selecionado Facebook Marketplace.
anunciar no marketplace
  1. Clique em Continuar.
  2. Na próxima página, você deve criar seu anúncio. É recomendado que sua imagem tenha uma proporção quadrada de 1:1 e seus vídeos uma proporção vertical de 4:5.
tamanho imagens e vídeos dos anúncios do marketplace

Após finalizar seu anúncio, clique em Confirmar. Depois de analisado e aprovado, as pessoas que estiverem no Marketplace poderão ver seu anúncio.

4 dicas para uma campanha de sucesso no Marketplace

Assim como acontece com qualquer publicidade digital, você precisa estar atento a algumas boas práticas ao anunciar no Marketplace.

Confira algumas dicas valiosas.

Dica 1: Venda localmente

Um detalhe interessante sobre as transações no Marketplace é que elas acontecem, na maioria dos casos, localmente.

Portanto, na hora de criar anúncios para esta plataforma, lembre-se que a segmentação local tem resultados melhores.

É verdade que segmentando pessoas apenas localmente vai limitar um pouco seu alcance. Mas sua taxa de conversão poderá ser muito maior.

Dica 2: Use imagens de qualidade

As buscas no Marketplace estão repletas de imagens. Portanto, seu anúncio concorre com resultados visualmente atrativos.

Por isso, na hora de usar imagens para ilustrar seus anúncios, escolha com cuidado e capricho. Selecione somente imagens atraentes e com boa qualidade.

Dica 3: Use vídeos

Esta é uma forma poderosa de se destacar no Marketplace. Isto acontece porque os resultados orgânicos na plataforma são essencialmente compostos por imagens estáticas.

Assim, se seu anúncio for veiculado no formato de vídeo, as chances de chamar a atenção das pessoas será muito maior.

Dica 4: Analise os relatórios

Assim como acontece com qualquer anúncio no Facebook, é preciso ficar de olho nos relatórios para acompanhar como anda o desempenho dos anúncios. Desta forma, você pode fazer testes, alterando os anúncios e as configurações de segmentação, e depois comparar os resultados.

Para verificar o desempenho, acesse o relatório padrão > Veiculação > Posicionamento.

Alcance clientes que estão ativos no Marketplace

O Facebook Ads oferece diversos posicionamentos para você exibir seus anúncios. Mas o Marketplace se destaca por um motivo lógico: as pessoas que estão ali já possuem a intenção de compra.

Portanto, as chances do seu anúncio chamar a atenção dos clientes certos e conseguir boas vendas são muito maiores.

Mas, para começar a anunciar nesta seção do Facebook, você precisa conhecer a solução da rede social para criação de anúncios. Portanto, confira nosso guia sobre Gerenciador de Anúncios do Facebook.