Ferramentas de E-mail Marketing: Quais os melhores serviços?

Ferramentas de e-mail marketing são programas desenvolvidos para facilitar o processo de envio de mensagens de e-mail em massa. Confira os principais serviços no mercado. Apresentamos uma lista de recursos e valores de cada uma das soluções.

Se sua empresa tiver uma presença na internet, então, é bem provável que você precise de campanhas de e-mail marketing. Afinal, estas campanhas permitem enviar mensagens de e-mail para sua base de contatos, divulgando novidades, notícias, ofertas especiais, lançamentos e assim por diante.

Mas, é claro que enviar e-mails manualmente para cada cliente, sem um processo automatizado, é algo totalmente fora de cogitação. É justamente aí que entram as ferramentas de e-mail marketing. Uma mão na roda para quem quer entregar mensagens em massa e, ao mesmo tempo, personalizadas para suas listas de contatos.

Neste artigo, vamos considerar os principais serviços de envio de e-mail e alguns recursos de cada um deles.

O que são ferramentas de e-mail marketing?

Ferramentas de e-mail marketing são programas desenvolvidos para facilitar o processo de envio de mensagens de e-mail em massa. Estas plataformas possuem diversos recursos que facilitam o processo de criação, envio das mensagens e acompanhamento de métricas de desempenho, como taxas de abertura e cliques.

Como escolher o melhor serviço dentre as ferramentas de e-mail marketing?

Mais abaixo, traremos uma lista com as principais ferramentas de e-mail marketing. São apenas algumas dentre as inúmeras ferramentas que oferecem este serviço.

Mas qual delas é a melhor? Bem, não existe uma resposta pronta. Afinal, a resposta varia de empresa para a empresa.

Assim, para uma empresa, o melhor serviço pode ser a ferramenta A, ao passo que para outra empresa, a ferramenta B seja mais adequada.

Mas, para que você escolha o melhor serviço de e-mail para sua empresa, é necessário primeiramente responder a estas perguntas:

  • Com que frequência pretendo enviar e-mails?
  • Minha base possui quantos contatos?
  • Para mim, quais são os recursos essenciais? Por exemplo, teste A/B, segmentação comportamental, integração com Facebook Ads e assim por diante.
  • Quanto posso pagar por uma ferramenta de e-mail marketing?

Você vai ver que, após responder estas perguntas, ficará bem mais fácil escolher entre tantas ferramentas de e-mail marketing.

Dito isso, vamos ao que interessa.

Lista de ferramentas de e-mail marketing

1. Mailchimp

Esta é, sem dúvida, uma das mais poderosas e conhecidas ferramentas de e-mail marketing.

O Mailchimp possui um construtor de e-mails simples de ser utilizado. Possui recursos de resposta automática, segmentação de contatos por grupos de interesses e ferramentas de análise. Com ele, você pode configurar a entrega dos e-mails levando em consideração o fuso horário do cliente. Além disso, a ferramenta permite segmentar os usuários alcançados com base na localização geográfica.

O Mailchimp oferece integração com diversas plataformas como WordPress, WooCommerce, Shopify, BigCommerce e muito mais.

Os planos e valores do Mailchimp são os seguintes:

Free ($0,00/mês):

  • Recursos de automação
  • Modelos básicos
  • CRM
  • Domínios personalizados

Essentials ($9,99/mês). Tudo do Free e mais:

  • Todos os modelos de e-mail
  • Testes A/B
  • Identidade visual personalizada
  • Suporte premiado 24/7

Standard ($14,99/mês). Tudo do Essentials e mais:

  • Informações avançadas do público-alvo
  • Modelos personalizados
  • Automação de segmentação comportamental

Premium ($299,00/mês). Tudo do Standard e mais:

  • Segmentação avançada
  • Teste multivariado
  • Acesso baseado em função
  • Suporte por telefone

2. Sendinblue

O Sendinblue é um serviço completo de envio de e-mails e SMS para a base de contatos. Ele oferece ferramentas que permitem acompanhar o cliente em todos os estágios do funil de compras.

Além disso, possui um intuitivo construtor de e-mails. Com ele, você cria e-mails e formulários do zero utilizando o recurso de arrastar e soltar. Assim, utilizando o editor HTML fica fácil criar e personalizar formulários.

Os principais recursos dos planos desta ferramenta de e-mail marketing são os seguintes:

Gratuito (US$0,00/mês):

  • 300 e-mails/dia
  • Contatos ilimitados
  • CRM

Light (US$25/mês). Tudo do Gratuito e mais:

  • Sem limite diário de envio

Essential (US$39/mês). Tudo do Light e mais:

  • 60.000 e-mails/mês
  • Não exibe a logomarca da SendinBlue
  • Estatísticas avançadas
  • Ferramenta de teste A/B

Premium (US$66/mês). Tudo do Essencial e mais:

  • Opção de escolher entre 120.000 e 350.000 e-mails/mês
  • Integração com o Facebook Ads
  • Construtor de landing page
  • Fluxos de trabalho ilimitado
  • Acesso multiusuário

Enterprise (planos personalizados). Tudo do Premium e mais:

  • Administrador dedicado de conta
  • Pacote de serviços
  • Usuários ilimitados

3. GetResponse

Esta é uma ferramenta de e-mail marketing que veio da Polônia para o mundo.

O processo de criação nesta ferramenta de e-mail marketing também é intuitivo já que o editor do GetResponse utiliza o recurso de arrastar e soltar. Para ajudá-lo, existem centenas de templates customizáveis e imagens gratuitas.

Além disso, possui ferramentas de segmentação geográfica. Portanto, fica fácil entregar os e-mails na hora certa levando em consideração o fuso horário dos seus contatos.

O GetResponde oferece 4 planos. Mas, para os 3 primeiros (Basic, Plus e Professional) é possível escolher o tamanho da lista de contatos (de 1000 até 100.000). No entanto, para o plano Enterprise, o tamanho da lista é infinito, começando com 100 mil contatos.

Os valores abaixo são de listas com tamanho de 50.000 contatos.

Basic (220 €/mês):

  • Autoresponders
  • Landing Pages ilimitadas
  • Templates de automatização ilimitados
  • Funil de venda (1 funil)
  • Funis de geração de leads ilimitados
  • Integração com Facebook Ads
  • Venda de produtos digitais

Plus (265 €/mês). Tudo do Basic e mais:

  • Criador de automatização (5 fluxos de trabalho)
  • Seminários de web (máximo de 100 participantes)
  • Classificação e tags em contatos
  • Funis de venda (5 funis)
  • Trabalho em conjunto (3 usuários)
  • Funis de webinar (5 funis)

Professional (329 €/mês). Tudo do Plus e mais:

  • Criador de automatização ilimitado
  • Seminários de web (máximo de 300 participantes)
  • Funis de vendas ilimitados
  • Funis de webinar ilimitados
  • Trabalho em conjunto (5 usuários)

Enterprise (preços personalizados). Tudo do Professional mais:

  • Gerente de conta
  • Endereço de IP dedicado
  • Entrada única (SSO)
  • Seminários de web (máximo 500 participantes)
  • Consultoria de campanha de e-mail

4. Campaign Monitor

Especialmente para quem não sabe utilizar HTML, esta é uma solução indicada. Afinal, existem modelos gratuitos e prontos para você montar um e-mail bonito e que gera engajamento.

O Campaign Monitor não possui versão gratuita. Assim, vamos analisar os planos, valores e recursos desta ferramenta de e-mail marketing:

Basic ($9/mês):

  • 2.500 e-mails
  • Suporte ao cliente via e-mail
  • Conjunto de análises e métricas
  • Automação básica

Ilimitado ($29/mês):

  • E-mails ilimitados
  • Suporte prioritário ao cliente por e-mail
  • Conjunto de análises e métricas
  • Automação avançada
  • Visualizações ilimitadas da caixa de entrada
  • Segmentação por fuso horário
  • Teste ilimitado de spam

Premier ($149/mês):

  • E-mails ilimitados
  • Suporte Premier por telefone e e-mail
  • Conjunto de análises e métricas
  • Automação avançada
  • Visualizações ilimitadas da caixa de entrada
  • Envio de fuso horário
  • Teste ilimitado de spam
  • Temporizador
  • Segmentos de engajamento pré-construídos
  • Otimização do tempo de envio
  • Rastreamento de link avançado

5. Constant Contact

Dentre as ferramentas de e-mail marketing, esta costuma ser apontada como uma das mais simples. Por isso, especialmente para iniciantes, o Constant Contact é uma boa pedida.

A facilidade da solução está presente de ponta a ponta: da criação de listas de contatos até a construção do e-mail.

Além disso, o serviço oferece integração com anúncios do Facebook e outras plataformas, como Shopify, Salerforce, Bigcommerce e muito mais.

Um recurso interessante da ferramenta é o reenvio automático de e-mail para usuários que não abriram a mensagem. Assim, você oferece uma segunda chance para aqueles que desperceberam seu e-mail.

Você pode testar o Constant Contact gratuitamente por um mês. Após isso, os planos são os seguintes:

E-mail ($20,00/mês):

  • E-mails ilimitados
  • Modelos personalizáveis
  • Marketing básico de comércio eletrônico
  • Importação da lista de contatos
  • Ferramentas de criação de lista
  • E-mail de boas-vindas
  • Segmentação de lista
  • Biblioteca de imagens
  • Aplicativos e integrações
  • Rastreamento e relatórios
  • Recursos de aprendizagem
  • Teste da linha de assunto A/B

E-mail Plus ($45,00/mês). Tudo do E-MAIL e mais:

  • Marketing de comércio eletrônico avançado
  • Formulários pop-up personalizáveis
  • Série de boas-vindas de e-mail automatizado
  • Série comportamental de e-mail automatizado
  • Conteúdo dinâmico
  • Marketing de eventos
  • Pesquisas
  • Cupons

6. ConvertKit

O objetivo do ConvertKit é que você gaste menos tempo com e-mail e mais com a criação. Por isso, este serviço aproveita ao máximo a automação de marketing para que você possa se dedicar mais ao processo criativo.

Com este ferramenta de e-mail marketing, você desenvolve uma série de e-mails antes de começar a disparar as mensagens. Neste momento, você consegue definir eventos, ações e condições.

A simplicidade é uma das características da solução. Isto pode ser percebido nos relatórios que apresentam métricas fáceis de serem analisadas.

O valor do plano Complete depende do tamanho da sua lista de contatos.

Free ($0,00/mês):

  • Tamanho da lista: 500 inscritos
  • Páginas de destino ilimitadas
  • CTAs personalizáveis e formulários de inscrição
  • Mais de 30 modelos de páginas de destino
  • Tráfego ilimitado
  • Projetos responsivos para dispositivos móveis
  • Comunidade de criadores

Complete (a partir de $29,00/mês):

  • Tamanho da lista: a partir de 1.000 inscritos
  • Funis de automação visual
  • Automação de e-mails sequenciais
  • Integrações e API
  • Suporte Premium
  • Migração gratuita de outras ferramentas

O ConvertKit permite que você experimente o plano Complete gratuitamente por 14 dias.

Concluindo

Claro, a lista continua. As opções de ferramentas de e-mail marketing são inúmeras. Mas, como mencionado no início deste artigo, você precisa responder aquelas 4 perguntinhas básicas para lhe dar um norte.

Assim, após responder as perguntas, fica mais fácil de comparar os recursos, planos e valores de cada serviço de e-mail.

Além disso, você pode testar estas e outras ferramentas de e-mail marketing para descobrir aquela que atende melhor às suas expectativas.

O importante é que o processo de marketing por e-mail não seja deixado de lado. Afinal, esta é uma estratégia essencial de empresas de sucesso.

Agora que você conhece alguns dos principais serviços de entrega de e-mail, o que acha de começar a criar sua primeira campanha de e-mail marketing?